2083

Sinopse
O fim dos livros de papel e tinta está próximo. Restarão poucos exemplares: as antiguidades valiosas ou as relíquias de família. Verdade? Ilusão? Fantasia? Imagine-se agora em 2083 e surpreenda-se: o livro eletrônico também não existe mais. O que restou das histórias e dos autores que admiramos? Desapareceram sem deixar vestígios? Não! Seria impossível destruir os textos que nos emocionaram, que nos fizeram viver melhor e nos tornaram mais humanos. Não se desespere, todos sobreviveram e você poderá conhecê-los bem perto, numa viagem de turismo... no modo amplificador de inteligência. Embarque na bibliotravel.

Vicente Muñoz Puelles * Biruta
140 pág * 2012


David tem 16 anos e vive no ano de 2083, ele está na Era da Tecnologia. Neste futuro não há livros, eles deixaram de ser vendidos por causa da digitalização de muitos títulos. Assim, algum tempo depois, os poucos livros restantes se tornaram raros e passaram a ser guardados em salas especiais na Docuteca e não podem ser lidos pois eles se desintegram. Pela internet é possível encontrar alguns títulos, a maioria dos sites que tinham livros on-line "caducaram".

David, dominado pela curiosidade, descobre um livro em sua casa que estava guardado dentro de uma urna de proteção, quando o tira dela o livro vira pó. Acontece que o livro era de Pa. Apavorado com a ideia de Pa descobrir, o menino sai em busca de outro exemplar.

Com a recente paixão de David pelos livros e sem saber que seu único exemplar virou pó, Pa leva o menino para conhecer a Bibliotravel, uma nova tecnologia que transporta as pessoas virtualmente para dentro dos livros.

2083 se trata disso, mostra as viagens de David ao interior de vários livros muito conhecidos como: "A Blíbia", "A Guerra de Tróia" e "Dom Quixote". David é o narrador, então quando ele está usando a Bibliotravel e entra num livro, temos a visão da história pelos olhos de um personagem que David incorpora. Achei isso bem interessante.
"A poltrona chacoalhou com força. Fechei os olhos e agarrei nos seus braços. Um murmúrio vertiginoso enchia meus ouvidos e uma estranha confusão, como a sentida quando se é lançado ao espaço ou quando se está numa montanha russa, me paralisava. a poltrona chacoalhou mais uma vez e pouco depois deixei de sentir qualquer coisa,"
Essa leitura me agradou muito, a narrativa foi ótima, principalmente na hora em que David faz as suas viagens, mas eu acho que essas cenas serão ainda mais interessantes para pessoas que já leram os livros no qual David viaja.

2083 é super recomendado por mim, adorei conhecer David e o acompanhar. A Bibliotravel me fez pensar em qual livro eu mergulharia, mas no fim acho que prefiro as nossas leituras de hoje! Como é bom ter um livro de papel nas mãos!

Para qual livro vocês viajariam?
Beijos...Samantha. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!