A Sabedoria do Condado

Sinopse: Um guia do Hobbit para a vida de milhões de fãs do J.R.R. Tolkien. Smith mostra que uma toca-hobbit é, na verdade, um estado de espírito e como até as menores pessoas podem ter o valor de um Cavaleiro de Rohan. Ele explora assuntos importantes para os hobbits, como cerveja, comida e amizade, mas também assuntos mais sérios, como coragem, vida em harmonia com a natureza e bem versus mal. Como prazeres simples como jardinagem, longas caminhadas e refeições deliciosas com amigos podem fazer você significativamente mais feliz? Por que o ato de dar presentes no seu aniversário em vez de recebê-los é uma ideia tão revolucionária? E como podemos carregar nosso próprio “anel mágico” sem sermos devorados por ele? "A Sabedoria do Condado" tem a resposta para essas perguntas.


Noble Smith * Novo Conceito
2012 * 176 págs

A Sabedoria do Condado é um livro de autoajuda onde passamos a conhecer melhor o dia-a-dia dos Hobbits, suas manias, como eles gostam das coisas. Durante a leitura percebemos como, seguindo os conceitos dos Pequenos, viveríamos melhor, passaríamos as tardes com os amigos, nos divertiríamos de montão e não teríamos preocupação nenhuma. Acho que se um Hobbit chegasse no centro de São Paulo pela manhã se assustaria com a enorme confusão de carros e pessoas!

Para quem realmente já conhece o universo de J.R.R.Tolkien, A Sabedoria do Condado é uma ótima aposta, mas para quem não conhece, sugiro que primeiro conheça, depois leia esse livro, ele tem muitos spoilers.

Além de Noble Smith falar sobre a vida dos Hobbits, ele também faz comparações com outras "espécies" da Terra Média: homens, anões e elfos. Nessas comparações, às vezes é citada alguma cena ou informação de obras como Silmarillion, O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

O livro tem diversos temas, separados em capítulos curtos que falam sobre os costumes dos Hobbits. É legal após a leitura a gente refletir e tentar aplicá-los em nossa vida. Podemos olhar a nossa volta e tentar ver o que está errado no mundo, como os Hobbits fariam, esse livro nos faz pensar como os moradores do Condado.

É surpreendente o quanto descobri sobre a vida de Tolkien nessa leitura e o reflexo dela em suas obras!

No fim de todos os capítulos tem um trecho: "A Sabedoria do Condado nos diz..." nesse trecho, encontramos um pensamento sobre o capítulo.
"Não importa onde você mora, quer seja em uma cidade grande, pequena ou no campo, deixe os seus pés ansiosos o levarem ao bem-estar, à paz de espírito e à aventura."
Se você, depois de ler pensa que já age como um Hobbit e até conseguiu construir seu próprio Jardim Hobbit (instruções no fim do livro), que tal fazer um teste? Esse teste presente no fim do livro mostra se você é:

* Um Orc;
* Está a caminho da Vila dos Hobbits;
* É Decididamente um Hobbit;
* É um autêntico Hobbit;
* Um Hobbit forte e resistente;
* Um Super-Hobbit.


Eu fiz o teste, sou um Super-Hobbit!
Já está nos meus favoritos e é super recomendado!
Comentem!
Beijos...Samantha.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!