{Resenha} Histórias Mal-Assombradas em Volta do Fogão de Lenha

Sinopse:

Em volta de um fogão de lenha, André ouve do seu avô os “causos”, as histórias de terror que passeiam por Minas Gerais. Se o lobisomem lhe parece familiar, o fantasma que bem de cima do telhado deixa rolar a cabeça, o pé, a mão; felizmente, você não deve ter encontrado ainda... Há muitas histórias “Mal-Assombradas” nas conversas que se esticam pela noite adentro na cozinha daquela fazenda isolada e também misteriosa. Tenha medo, muito medo porque você, leitor, vai conhecer “causos” mineiros do outro mundo.


Adriano Messias * Biruta
90 pág * 2004



André é um garoto mineiro que ama histórias de terror, principalmente se forem contadas por seu avô em volta do fogão de lenha e de madrugada, a hora perfeita para levar uns sustosO avô de André diz que já viveu todas as histórias que narrou, mas às vezes o negócio é tão absurdo e impossível que André começa a duvidar um pouco, mas o garoto nunca perde a chance de escrever mais um causo assustador em seu livro.

Antes de começar a leitura temos um prólogo, narrado por André, onde ele conta sobre sua vida, seus gostos, logo já começamos a nos identificar com o personagem.

A narrativa é em primeira pessoa, sendo que André narra as histórias assustadoras que ele já ouviu. Em algumas partes, o avô dele começa a contar para o neto lendas e antigas aventuras, nessas partes temos a impressão de estarmos ouvindo a história, durante esse tempo me senti na pele de André.


O livro traz histórias que Adriano Messias ouviu, descobriu e incrementou em alguns casos, por isso tem coisas que foram novidade para mim. As histórias que eu não conhecia foram "Diabinho da Garrafa" e "Procissão e Missa das Almas".


Esse livro é muito bem dividido, por isso podemos ler um capítulo por dia, como se fosse um conto. A narrativa é jovem, dinâmica e rápida, gostosa de acompanhar.



Recomendo para quem gosta de ler
sobre o folclore brasileiro.
Beijos... Samantha Culceag.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!