{Resenha} Bisa Bia, Bisa Bel

Ana Maria Machado * Salamandra
66 páginas * 1982
Durante uma arrumação, a mãe de Isabel encontra uma foto dentro de uma caixinha toda enfeitada, uma foto da Bisavó da menina. Isabel achou a foto tão fofa, Bisa Bia tão bonitinha com a boneca em mãos que conseguiu convencer a mãe a emprestar a foto para ela levar para a escola, contanto que não perdesse.

Logo Isabel perde a foto e começa a imaginar que mesmo não estando com o retrato, Bisa Bia sempre estará com ela no seu coração. Isabel constantemente fala com Bia (só que na sua cabeça), elas começam a conversar sobre a época de antigamente e sobre hoje em dia. Todas as coisas que mudaram, as novidades e o que não existe mais.

“Bisa Bia (...) mora dentro de mim. E até pouco tempo atrás, nem eu mesma sabia disso.”

A história é muito fofa, principalmente no final. É uma conversa divertida entre duas gerações, ou três gerações de vez em quando. Ficamos louquinhos para descobrir como era aquela época que já passou e pensamos como será o futuro.

A narrativa de Ana Maria Machado em primeira pessoa pela voz de Isabel, é fantástica, li o livro em uma sentada só.

As personagens são bem divertidas, ficam, confundido uma a cabeça da outra. Cada uma pensa que uma forma e acha que está fazendo certo do seu jeito, mas os tempos vão mudando, os jeitos de pensar também.

Embora o livro seja infanto-juvenil, gostei de reler pela quarta vez (hehehe), a gente também vai aprendendo bastante, descobrimos que as geladeiras eram de madeira e as pessoas precisavam comprar barras de gelo para colocar dentro, aprendemos o que eram bisotês, como eram as comidas, como todas as meninas sabiam bordar...

O interessante é que a autora passou por muitos lugares e aprendeu muitas coisas antes de escrever o livro, visitou tanto escolas quanto ouviu histórias e tomou chá com avós.

E você? Tem uma Bisa Bia escondida?
Recomendo o livro!
Beijos... Samantha Culceag.

21 comentários

  1. Parece ser um bom livro, hahaha fiquei com vontade de lê-lo ^^

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o livro parece ser muito bom, adorei a resenha.

    http://blogpalomabrito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, Samantha! ;)

    Não conhecia esse livro. A história parece fofa mesmo!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, lindo seu blog e já estou seguindo !!

    http://www.devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parece ótimo!
    Amei a resenha.
    Cate-land.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo mesmo, que bom que bom que gostou da resenha.

      Excluir
  6. Parece muito fofo mesmo!!! E essa das geladeiras serem de madeira eu não sabia, acho que devia ter conversado mais com a minha bisavó sobre o tempo dela... :/ Deve ser uma leitura bem legal e divertida!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também não sabia disso também. Com certeza é.

      Excluir
  7. Eu tive que ler na escola, e posso dizer que foi um dos poucos que a escola obrigou a ler que eu gostei :D é lindo!

    Beijocas!! Mudei de url:
    http://www.belasenhorita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria que a escola me obrigasse a ler um livro desses...

      Excluir
  8. O livro parece muito bom, quem sabe eu leia ele um dia!

    cherrycookiie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. PARA,SCORRO! Momento revivendo memorias(chora)
    Eu simplesmente amava esse livro quando mais nova e chegava a ler varias vezes seguidas. Faz muitos anos desde a ultima vez que ouvi falar dele e nem me lembrava!
    Adorei a resenha,de verdade! ♥♥♥
    Beijoss
    http://imemoriavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom, essa foi a quarta vez que li o livro, é um queridinho :D

      Excluir
  10. O livro é ótimo, sou professora da Escola Plácido de Almeida em Cabedelo PB, tenho um projeto de lritura e para a culminância do projeto faço um chá para as bisavós e avós. Me adicione no face. Neide Maria João Pessoa PB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neide!
      Todo projeto de leitura é bem-vindo! Boa sorte com ele!
      Beijos... Samantha Culceag.

      Excluir
  11. Oi Samantha. Que coisa linda! Estou impressionada com sua habilidade de ler e escrever. Parabéns! Estou montando um projeto que foi suscitado a partir desse livro maravilhoso. Meus alunos estão amando e eu também. Beijos. Sou Alessandra, mãe do Gabriel.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!