{Resenha} Divergente

Rocco Jovens Leitores * 2011
504 páginas * Veronica Roth

Faz um tempão que eu estava com vontade de ler “Divergente”, por sorte minha amiga comprou o livro e me emprestou, nem preciso dizer que fiquei mega feliz, não é?

Essa história de passa numa Chicago futurística, onde a sociedade é dividida em facções de acordo com seus princípios e modo de agir, as facções são: Abnegação, Erudição, Franqueza, Amizade e Audácia. Quando todos os jovens chegam aos 16 anos eles são obrigados a fazer um teste que irá apontar a facção que mais combina com cada um, depois disso eles são livres para escolher alguma facção para passar o resto de suas vidas (não é obrigatória ser a que o teste apontou, nem a que eles viveram durante 16 anos).

Mas quando Beatrice faz seu teste, o resultado é inconclusivo, ou seja, ela é Divergente, não pertence de verdade a nenhuma das facções mas tem características da Abnegação (a facção na qual nasceu), Audácia e Erudição. A moça que aplicou o teste em Beatrice lhe explica que ser Divergente é muito perigoso, por isso registrou o resultado de seu teste manualmente como Abnegação.

Beatrice fica com muitas dúvidas sobre qual facção irá escolher, mas por fim opta pela Audácia, pois os seus membros são livres. Mas ao chegar na sede da Audácia as coisas não serão muito fáceis e ela terá que passar por uma iniciação antes de começar a fazer parte de verdade da facção. Com o nome mudado para Tris, a jovem vai passar por muitas coisas e ainda descobrir inúmeras revelações.

Gostei muito da Tris, eu torci por ela, odiei seus inimigos e entendi os seus medos, ela foi uma protagonista perfeita, ideal para uma distopia, adorei ver seu crescimento e sua evolução! Contudo, os amigos que a Tris fez na Audácia não me conquistaram como ela (tirando o Uriah, fiquei apaixonada por ele mesmo com poucas aparições).

Quanto ao Quatro (um dos responsáveis pela iniciação da Audácia), fiquei contando as páginas até a parte em que ele aparece, no começo eu o adorava, mas depois percebi sua bipolaridade o que me irritou em algumas cenas, porém, com o tempo, comecei aceitar a sua mudança de comportamento (assim como a Tris) e terminei o livro apaixonada por ele também.

A narrativa é ótima, me fez ler esse livro de 500 páginas em pouco tempo, se eu o abria, no mínimo 50 folhas eu tinha que ler. A Tris narra essa história e acredito que não poderia ser de outra forma, ficar em contato com seus pensamentos só me fez gostar ainda mais do livro.

Depois da metade do livro, um tema mais interessante é abordado: os medos. Para concluírem a iniciação da Audácia os personagens terão que enfrentar seus medos numa simulação, encontrando saídas e controlando os batimentos de seus corações. Gostei muito dessa parte da história, fiquei mais nervosa que a Tris na hora das simulações, enquanto ela estava super controlada frente a frente com seus medos meu coração parecia que estava correndo uma maratona.

Dentre tantas cenas empolgantes, me senti na obrigação de escolher uma para ser a minha preferida, acho que eu fico com a cena da tirolesa, reli essa cena no mínimo três vezes de tanto que gostei, no filme ela é igualmente linda, porém deixaram de lado um detalhe.

Durante a leitura só tive dificuldade em fazer uma coisa: escolher a facção que mais combina comigo, consegui achar um defeito e uma qualidade em cada uma delas, mas ainda estou na dúvida entre Erudição e Audácia, acho que vou ter que ler o próximo volume para me decidir e acabar com a minha curiosidade!

Se você assistiu o filme e gostou, não deixe de ler o livro, além de ser mil vezes melhor, é mais emocionante e vai te ajudar a entender melhor a história!

Leia e se apaixone!
Beijos divergentes... Samantha Culceag.

10 comentários

  1. Oi, Samantha.
    Uma pena que não tenho uma amiga boazinha dessas kkkkkkk.
    Comprar o livro e já emprestar assim não é para qualquer uma não. Considere-a como A MELHOR amiga, pq ela deve te ver assim tbm rs.
    Adorei sua resenha do livro. Fiquei mega curiosa para ler. Não sabia desse Quatro não, mas não curti. Odeio essa coisa bipolar e tudo o mais kkkkkkk.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei o blog, muito fofo. Amei seu cabelo, muito fofo.
    Eu li Divergente há um ano e não lembro mais nada do enredo e queria assistir Insurgente sem boiar mas sem precisar ler tudo novamente, até que encontrei sua resenha, que ajudou demais. Suas impressões são bem parecidas com as minhas.
    Sucesso para o blog e até mais!
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mylane mas essa foto está um pouco desatualizada, vou cortar de novo aí depois eu tiro uma foto nova haha.
      Fico feliz que tenha te ajudado!
      Obrigada de novo!

      Excluir
  3. Oi,
    Vi o filme e curti bastante! Gostei da dica de ler o livro também, mas cade tempo?
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha, parabéns pela sua escrita e se eu já tinha vontade de ler e assistir, agora tenho mais. Adoro distopias, minha favorita é jogos vorazes mas, sempre esse gênero me conquista porque os autores conseguem criar cenários bem diferenciados, histórias diferentes e personagens com características interligadas e realidades bem divergentes kkkkkk...

    Beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li Jogos Vorazes, tudo que sei da história é pelos filmes, quero comprar a trilogia!

      Excluir
  5. Eu preciso super ler o livro logo, fiquei com muitas duvidas com o filme! Amei a resenha sua, me fez querer ler mais rapido haha

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Que bom que você gostou. Eu me apaixonei por Divergente, apesar de ter achado o último livro uma *bosta*.

    Beijos, Ana K | http://universoaoquadrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Heey!!
    Divergente é tão ♥♥♥
    Cara, eu adoro a história!! É uma distopia perfeita!
    Se você já não gosta do Quatro agora, você vai odiá-lo no último livro!!
    Abraços!!
    Enjoy The Little Things

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!