{Resenha} Quando Nerds Encontram Orcs

Elias Ribeiro * Buriti
2014 * 307 páginas


Heitor trabalha em uma empresa de segurança e considera seu trabalho bem chato, ainda mais com um chefe meio louco como o dele. Certo dia, ele aceita um convite para jogar uma partida de RPG no atelier de Alex e Phillip (Alex é poeta e Phillip é pintor), mas só porque Magali, sua ex-namorada, estará lá. Além deles, chegam para o jogo Celina (uma menina da faculdade de Heitor), Caio (amigo de Magali) e Gabriel (um garoto de 14 anos), o mestre do jogo.

No começo tudo estava bem, até que o jogo se torna realidade e os amigos são meio que teletransportados para dentro dele. Gabriel desaparece e o grupo passa a ser atacado por... adivinha? Isso mesmo, ORCS! Sem uma boa teoria de como foram parar alí, os amigos começam a jogar se esforçando para cumprir suas missões no RPG, com a esperança de que, no final, encontrem uma forma de voltar para casa.
"Ser corajoso não é ser isento de medos, mas sim ter a capacidade de enfrentar todos os seus temores, sem medo de arrependimentos. Heitor acabava de descobrir isso."
Uma coisa que me agradou nesse livro foi a diversidade dos membros do grupo de RPG, tanto pelo psicológico, quanto pela idade deles. O autor explorou muito bem todos eles e soube mostrar os seus defeitos e suas qualidades de forma equilibrada. A única personagem que eu não gostei muito foi a Celina, mas com o tempo me acostumei com ela. Os personagens a que eu mais me apeguei foram o Caio e a Magali.

A narrativa desse livro é em terceira pessoa, com um narrador que conversa com o leitor e eu amo livros assim. A narrativa manteu o ritmo durante o livro todo, em nenhum momento a trama ficou parada. O único ponto negativo foram os erros de digitação e ortografia que a revisão deixou passar, mas eu estava tão entretida na história que nem desanimei.
"Queremos ir para a casa ver as nossas famílias, voltar para nosso empregos chatos. Pois é isso que nós nerds fazemos, encaramos a vida com coragem durante um dia inteiro, e se ela nos machucar, descontamos a noite nos orcs."
Uma característica que eu aprecio muito em livros de fantasia e que o Elias Ribeiro usou, é quando o autor divide os personagens em grupos e alterna a narrativa entre esses grupos, acho que com isso o livro fica mais dinâmico e o leitor bem curioso cada vez que a cena é cortada e o grupo muda.

A ambientação no começo me deixou um pouco decepcionada, pois eu estava achando os lugares meio sem graça, mas conforme os personagens foram avançando em sua missão e os desafios apareceram, as descrições melhoraram (principalmente numa cena que ocorre na caverna).

As cenas de luta não deixaram nem um pouco a desejar, ao contrário, foram as melhores cenas do livro, ação foi o que não faltou! Eu prendi a respiração em vários momentos de tensão e não parei de torcer pelos personagens!
"O mais importante não é vencer a batalha, mas sobreviver mais um dia para continuar lutando."
A leitura valeu muito a pena, eu torci, ri, fiquei triste, me surpreendi e tive muitas outras reações... E que final de livro! Eu estou muito curiosa para a continuação, meu cérebro está fazendo várias teorias sobre o que irá acontecer daqui em diante!

Curta Quando Nerds Encontram Orcs no Facebook!


Sobre o autor:
Elias Ribeiro é psicólogo e autor do livro "Rorschach de Sangue", de 2013, e "Quando Nerds Encontram Orcs", de 2014. Também possui dois trabalhos acadêmicos no campo da psicologia, publicados em congressos internacionais, sendo o último em 2012 sob o título de "Mortos que Andam: A mitologia contemporânea em diálogo com Joseph Campbell". Atualmente almeja crescer no meio literário com obras voltadas para ficção, fantasia e suspense. Além disto, também produz conteúdo para internet, tanto audiovisual, com a companhia “Os Invisíveis”, quanto literário.
Super recomendo!!!
Beijos... Samantha Culceag.

13 comentários

  1. Ai...amei, meu namorado ia gostar mais ainda.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, fiquei super curiosa para ler esse livro,
    sem contar que adorei a capa

    BeijO :*
    Blog Luanna Ravanelli / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  3. ai que legal, adorei essa fantasia que envolve rpg etc que eu adoro!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Amo livros nesse estilo, adorei a resenha. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  5. Cara Samantha,
    Permita-me deixar algumas palavras sobre esse livro que bastante me interessou. Quando a Elis divulgou no facebook, ao ver a capa (bastante bonita) notei o nome Role Play sobre o título, logo reconheci que em algo o Role Play Game (RPG).
    Pois li sua resenha e apesar das falhas apontadas (que podem acabar com a carreira de um autor iniciante see não forem corrigidas em uma segunda edição) gostei da ideia de como ele expõe o querido hobby como uma atividade normal jogada por pessoas bem diferentes. Quer dizer, não tão normal, já que ainda não me materializei para dentro de uma partida (embora em minha mente já tenha vagado muito junto com os personagens). Fiquei curioso com o desenrolar da história e essa evolução da qual falou!

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é mesmo muito bonita!
      Acho que a diversidade dos personagens deixou a história mais interessante!

      Excluir
  6. Não conhecia este livro. Mas parece que pela sua resenha o livro é bastante interessante, enquanto as ortografias já li alguns livros com isso, mas as vezes como você disse a leitura está tão boa que nem ligamos! hahaha
    Beijos
    Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  7. hahah gente vou dar de presente para o meu namorado! Amei a resenha

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  8. Olá Samantha,

    Curti a resenha ^^
    Obrigado pela oportunidade mostrar um pouco da obra.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia tambem, adorei a resenha, beijocas!

    http://yesvaldoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Samantha!
    Esse livro parece ser ótimo.
    Essas citações são ótimas! :)

    Beijo e passa lá!
    http://entre-termos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!