{Resenha} Cidades de Papel

Intrínseca * John Green
368 páginas * 2008
Q. (apelido de Quentin) é apaixonado por sua vizinha Margo mas nunca teve coragem de falar com ela. Certo dia, Margo invade seu quarto pela janela e pede a ajuda de Q., ela precisa dele para vingar-se das pessoas que ela pensava serem suas amigas, entre elas estão o namorado que a traiu, assim como sua melhor amiga.

De cara, Q. aceita a ajudar Margo (por motivos de amor), mesmo que para isso ele vá quebrar algumas leis. A noite corre maravilhosamente bem e Q. se sente feliz por estar passando um tempo com a menina que ama, ele sente que ela o considera especial (iludido).

Quando amanhece Q. percebe que Margo desapareceu e deixou poucas pistas sobre o lugar para onde foi. Com ajuda dos amigos Ben e Radar, Q. sai numa caça ao tesouro.
"É como uma promessa. Pelo menos esta noite. Na saúde e na doença. Na alegria e na tristeza. Na riqueza e na pobreza. Até que o sol nos separe."
Confesso que não achei a Margo tão maravilhosa como outros leitores, talvez por isso eu tenha me irritado com o Q. e a forma como ele fica correndo atrás dela o livro todo. Também não gostei do fato de Margo ter fugido e deixado pouquíssimas pistas, eu acho que a história ficaria bem mais interessante se houvessem mais pistas a serem analisadas.

O livro é dividido em três partes, a primeira e a terceira são as melhores, mas não curti muito a segunda.

A narrativa do John Green me deixou viciada, quando comecei a ler não queria parar por nada, uma característica que esse autor tem e que eu admiro muito é o uso de metáforas no seu texto, eu adoro e sempre paro para refletir sobre o que ele disse, o melhor ainda é que o livro não fica chato nem monótono, pelo contrário, as metáforas contribuem para uma história ainda mais interessante!

Uma mensagem legal que o livro passa, tem a ver com o amor obssessivo do Q. pela Margo, muitas pessoas tem isso e sequer notam, não precisa ser necessariamente um namorado, pode ser um ídolo, um irmão mais velho, um ator... Quando uma pessoa gosta da outra obssessivamente, ela vê as qualidades, olha para a outra como se ela fosse perfeita, como se estivesse certa o tempo todo, mas na verdade essa pessoa tem muitos defeitos e conforme você vai conhecendo ela melhor, mais defeitos vem a tona, nesse livro essa "desilusão" não acontece apenas uma vez e fica bem clara para o leitor, adorei a forma como o autor falou sobre isso!

Agora só me resta esperar pelo filme, acredito que ele será bem melhor que o livro, confesso que fiquei viciada no trailer (a trilha sonora também está bem legal). Vale a pena ler "Cidades de Papel" é só não deixar suas expectativas muito altas.
"É muito difícil ir embora - até você ir embora de fato. E então ir embora se torna a coisa mais fácil do mundo."
 Beijos de papel... Samantha Culceag.

5 comentários

  1. Já vi tanta gente criticando esse livro haha.. mas acho que é o que você falou, tem que ler com a expectativa mais baixa haha
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mariane, eu estava com muita expectativa quando comecei a ler!

      Excluir
  2. Li apenas 2 livros do John, um me deixou apaixonada e o outro decepcionada. Quero muito ler esse!
    Adorei sua resenha.
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  3. Heey!
    Eu já li esse livro e devo dizer que foi bem abaixo das minhas expectativas...
    Adorei sua resenha!
    Te indiquei para uma tag lá no blog ^^
    Abraços!
    {TAG} Complete a Frase

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela indicação, vou dar uma olhadinha!

      Excluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!